S. Catarina

Postado em 2014-02-04 19:53:25 Atualizado em 2014-02-04 e 19:56:11

SEE abre inscrição para atualização da Proposta Curricular


Florianópolis (SC)

Em virtude de novas demandas educacionais e curriculares surgidas ao longo das últimas décadas, a Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Diretoria de Educação Superior, promove o ciclo de formação para Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina.

Os educadores das redes pública e privada, professores das instituições de educação superior, das Gerências Regionais de Educação e especialistas em educação especial podem se inscrever, até 28 de fevereiro, no www.propostacurricular.sed.sc.gov.br.

No ato da inscrição, os profissionais podem escolher entre as duas formas de participação: uma para o Grupo de Produção, que vai atuar em encontros presenciais, e a outra, como contribuintes do texto final da Proposta.

Segundo o diretor de Educação Superior, Gilberto Agnolin, serão realizadas palestras, webconferências, seminários, disponibilização na Midiateca das primeiras versões da Proposta Curricular e demais diretrizes, com o objetivo de reorganizar o currículo da educação básica e profissional do Estado. “É importante envolver as instituições de educação superior nesta discussão para provocar também a reflexão sobre os currículos das licenciaturas”, afirma.

O trabalho prevê a produção de cadernos curriculares, com abordagens transversais e interdisciplinares, além da distribuição dos documentos elaborados pelos educadores, que serão distribuídos a todas as escolas de Santa Catarina. As sugestões enviadas pelos participantes também poderão fazer parte do texto final da Proposta Curricular atualizada.

De acordo com os professores da rede pública estadual, a ideia de um currículo para a educação básica teve início em 1985, coincidindo com o processo de redemocratização do país e com o fim da ditadura. Naquele período, começaram a surgir movimentos que marcavam a importância da educação das camadas populares no Brasil. Como resultado deste processo, foi elaborada a Proposta Curricular de Santa Catarina, sob a coordenação da Secretaria da Educação.

A gerente de Políticas Educacionais, Maike Ricci, explica que a proposta vem sendo reorganizada e ampliada ao longo dos anos, mas sempre mantendo o eixo norteador da ideia inicial. Recentemente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu, e o Ministério da Educação homologou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas para a diversidade. Nesta versão, estão contempladas as temáticas da educação do campo, especial, ambiental, educação para as relações étnico-raciais, quilombolas, indígena, dentre outras. “Com este documento, se fez necessário agregar ao currículo as novas demandas oriundas das respectivas diretrizes”, ressalta.

O ciclo de formação é realizado em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), instituições de educação superior, Associação das Mantenedoras das Escolas Privadas, o Conselho Estadual de Educação (CEE) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

As principais temáticas a serem discutidas são:

1- Interfaces e implicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica com a Proposta Curricular de Santa Catarina;

2- Direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento na educação básica e os elementos estruturantes das áreas do conhecimento;

3- As temáticas da diversidade integradas às áreas do conhecimento em uma dimensão interdisciplinar e contextualizada.

4- Estabelecimento dos conteúdos necessários à elaboração dos conceitos para cada etapa de desenvolvimento da formação básica.

Cronograma de trabalho

webconferência: 19 de março

Primeiro Seminário Presencial: 25 a 27 de março.

webconferência: 09 de abril

Segundo Seminário Presencial: 23 a 25 de abril

webconferência: 07 de maio

Terceiro Seminário Presencial: 27 a 29 de maio

webconferência: 11 de junho

Quarto Seminário Presencial: 24 a 26 de junho

webconferência: 16 de julho

Quinto Seminário Presencial: 29 a 31 de julho

Texto: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO Foto:



Notícias Relacionadas 18:55:06 Edital de inscrição de ACTs tem alteração em Criciúma
19:04:32 Governo do Estado celebra últimos convênios do Fundam
19:02:57 Operação Boas Compras fiscaliza o comércio varejista
18:29:34 Simulador Virtual de Tiro capacita 2,5 mil operadores da SP
20:02:04 Rejeitado veto do governador em PL de inclusão profissional

+ Leitor Repórter - envie fotos ou notícias para o JInews
+ Clique aqui e nos siga no Twitter

COMENTÁRIOS 0 COMENTÁRIOS1 de 7


comentar notícia


+ Ver mais


Noticias

+ CAPA
+ Distrito
+ Economia
+ Educação
+ Geral
+ Política
+ Polícia
+ Segurança
+ Variedades
+ Saúde
+ Eventos
+ Esportes

Especiais

+ BR-101
+ Brasil
+ SC-444
+ Santa Catarina
Colunistas

+ Elza de Mello
+ Maso Nyetto
+ Nicole Custódio
+ Susiane Mendes
+ Vivi Maragno
+ Notas da Rô
Multimidia

+ Capa
+ Charge
JI +

+ Clicks JI
+ JI nos Bairros
Leitor Reporter

+ Leitores
+ Ultimas Notícias
+ Enviar Notícia
JI News 2011 - 2012. Todos os direitos reservados. + Política de Privacidade    + Anuncie no JI News    + Facebook    + Twitter