Variedades

Postado em 2015-04-22 08:24:19 Atualizado em 2015-04-22 e 08:27:33

Camiseta-repelente e spray contra o mosquito da dengue

Produtos são feitos à base de uma planta e não trazem riscos à saúde e nem danos à natureza

Florianópolis (SC)

A engenheira química, mestre e doutora Fernanda Chechinato, formada aqui em Santa Catarina pela UFSC, criou um método inédito para repelir insetos, inclusive o mosquito da dengue, o que pode ajudar a combater a praga em Santa Catarina. Trata-se de uma camiseta-repelente e um spray para ser borrifado diretamente em tecidos (roupas, cortinas, sofás, tapetes, etc). Os produtos não trazem risco à saúde e nem danos ao meio ambiente.



Os dois são à base de permetrina (obtida do crisântemo), que até então era utilizada apenas como pesticida e inseticida. “É um conceito novo a nível mundial, pois não existe um spray aerossol repelente específico para tecidos e que dure após várias lavações”, explica a pesquisadora, que criou a empresa Aya Technology.

No caso do mosquito da dengue, as patas absorvem o produto químico imediatamente ao entrarem em contato com o tecido e o inseto se afasta. Os produtos já são comercializados em vários Estados do país, inclusive em Santa Catarina, principalmente em farmácias.

A engenheira contou com a parceria de pesquisadores da Unicamp. “Criamos mosquitos Aedes aegypti em laboratório para poder realizar os testes e comprovar a eficácia do produto”, explica. Foram realizados também testes de eficiência contra pragas urbanas como ácaros, formigas, baratas, pernilongo, traças, pulgas, carrapatos e piolhos, insetos transmissores de doenças como leshimaniose, chikunguya, entre outras.

A pesquisadora, que fez doutorado na França e especialização no Japão, criou primeiramente a camiseta, em 2010, após dois anos de estudo. “Para que o produto permaneça no tecido, ele é fixado quimicamente. O efeito repelente resiste a até 70 lavagens”, explica.

Fernanda percebeu que o produto poderia ser melhor adaptado às necessidades do consumidor. Então, no ano passado, lançou o spray aerossol que pode ser aplicado em tecidos. Além de não ter cheiro, não mancha e não causa alergia.

Fernanda explica que o spray é bem mais seguro do que os tradicionais repelentes e inseticidas tradicionais. “Ele afasta os insetos sem a necessidade de as pessoas respirarem o produto ou terem que aplicar na pele, duas formas de utilização que possuem risco de intoxicação e alergias”. O produto pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade - inclusive crianças, idosos e gestantes.

Os repelentes da Aya Tech são indicados para vários tipos de situações, como na prática de atividades e esportes ao ar livre, acampamentos, escola (no uniforme e em tiaras e elásticos para repelir piolhos) e ainda em pequenos animais domésticos para proteger contra pulgas e carrapatos. Em casa é possível fazer pequenas dedetizações para afastar baratas, formigas e pernilongos.

Podem ser muito úteis também em uniformes de coletores de lixo, bombeiros, operários da construção civil, agentes sanitários, militares, pessoas que trabalham em matas, entre outros.

Por se tratar de um produto inédito no Brasil (tecido que repele insetos), a Anvisa não fez a sua regulamentação. A agência informou que o produto não se encaixa em nenhuma das suas categorias catalogadas.

Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA Foto: DIVULGAÇÃO



Notícias Relacionadas 11:38:12 Relíquia de São Donato será entronizado na Matriz
10:34:19 Quinta-feira tem predomínio de sol pela região
08:50:30 Jornal Içarense passa a registrar os seus 22 anos de história
15:23:57 Cidade de Tubarão recebe festival de Food Truck
10:57:40 Fogueira de seis metros será atração no 1º Arraiá da Casa-Lar

+ Leitor Repórter - envie fotos ou notícias para o JInews
+ Clique aqui e nos siga no Twitter

COMENTÁRIOS 0 COMENTÁRIOS1 de 7


comentar notícia


+ Ver mais


Noticias

+ CAPA
+ Distrito
+ Economia
+ Educação
+ Geral
+ Política
+ Polícia
+ Segurança
+ Variedades
+ Saúde
+ Eventos
+ Esportes

Especiais

+ BR-101
+ Brasil
+ SC-444
+ Santa Catarina
Colunistas

+ Elza de Mello
+ Maso Nyetto
+ Nicole Custódio
+ Susiane Mendes
+ Vivi Maragno
+ Notas da Rô
Multimidia

+ Capa
+ Charge
JI +

+ Clicks JI
+ JI nos Bairros
Leitor Reporter

+ Leitores
+ Ultimas Notícias
+ Enviar Notícia
JI News 2011 - 2012. Todos os direitos reservados. + Política de Privacidade    + Anuncie no JI News    + Facebook    + Twitter