Saúde

Postado em 2017-01-31 18:00:35

Joaquim Reichmann mostra os sinais do cisto sinovial


Chapecó (SC)

Benignos, eles podem se desenvolver ao longo de um tendão ou articulação e são mais comuns no pulso, joelho e quadril. No entanto, também podem se formar no ombro, cotovelo, dedos da mão, parte superior do pé (dorso) e tornozelo. Geralmente são indolores, porém podem causar compressões de estruturas vizinhas, o que provoca dor, perda de força e/ou sensibilidade na região afetada.

Se você identificou algumas destas características em determinada articulação, é possível que o diagnóstico seja de cisto sinovial - nódulo firme e cheio de líquido sinovial. As queixas mais frequentes do problema estão relacionadas às questões estéticas.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, explica que entre os fatores de risco para o surgimento dos nódulos estão relacionadas à osteoartrite, artrite reumatoide, trauma agudo ou crônico, instabilidade articular e lesões por movimento repetitivo. “O risco é maior para quem desempenha atividades repetitivas”, alerta.

Segundo Reichmann, os cistos não têm sinais inflamatórios e o diagnóstico é feito principalmente por meio do exame físico, já que eles são formados para fora das articulações, o que possibilita palpar e visualizar facilmente. Quando são pequenos e ocultos podem ser descobertos pela ultrassonografia ou pela ressonância magnética.

O tratamento depende do tamanho e dos sintomas apresentados e pode ser feito com fisioterapia, acupuntura, cirurgia ou uso de medicações, normalmente corticoide. Os cistos que são indolores e não causam danos funcionais não necessitam de intervenção e podem apenas ser observados. O uso de uma tala sobre ele ajuda a manter o punho em repouso e a pressionar o conteúdo do cisto.

Outro método para tratar inclui a aspiração do líquido do cisto com uma agulha, no consultório médico com anestesia local. Os casos resistentes à abordagem clínica podem ser tratados com cirurgia. No entanto, de acordo com Reichmann, embora o procedimento cirúrgico seja simples, deve ser indicado apenas como última opção de tratamento.

Texto: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Foto:



Notícias Relacionadas 20:23:53 Importância do diagnóstico precoce de câncer de mama
18:00:35 Joaquim Reichmann mostra os sinais do cisto sinovial
16:49:29 Conheça os benefícios do magnésio no nosso corpo
16:43:28 O município de Içara dispõe de vacina contra febre amarela
17:14:03 Clínicas odontológicas podem usar botox para fins estéticos

+ Leitor Repórter - envie fotos ou notícias para o JInews
+ Clique aqui e nos siga no Twitter

COMENTÁRIOS 0 COMENTÁRIOS1 de 7


comentar notícia


+ Ver mais


Noticias

+ CAPA
+ Distrito
+ Economia
+ Educação
+ Geral
+ Política
+ Polícia
+ Segurança
+ Variedades
+ Saúde
+ Eventos
+ Esportes

Especiais

+ BR-101
+ Brasil
+ SC-444
+ Santa Catarina
Colunistas

+ Elza de Mello
+ Maso Nyetto
+ Nicole Custódio
+ Susiane Mendes
+ Vivi Maragno
+ Notas da Rô
Multimidia

+ Capa
+ Charge
JI +

+ Clicks JI
+ JI nos Bairros
Leitor Reporter

+ Leitores
+ Ultimas Notícias
+ Enviar Notícia
JI News 2011 - 2012. Todos os direitos reservados. + Política de Privacidade    + Anuncie no JI News    + Facebook    + Twitter