Geral

Postado em 2017-02-06 23:54:51

Primeiros técnicos em agronegócio formados pelo Senar/SC


São Joaquim (SC)

Repleta de emoções. Assim foi a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec no polo de São Joaquim, ofertado no Estado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à FAESC. A solenidade reuniu 500 pessoas no último sábado (04), em São Joaquim. Vinte alunos comemoraram a conclusão do curso.

“É uma emoção muito grande. Não foi fácil, mas graças ao apoio da minha família consegui alcançar esse sonho”, contou a nova técnica em agronegócio, Erika Hoffmann, de 36 anos. A rotina era pesada, enfrentava oito horas de viagem – quatro para ir e quatro para voltar – de Bom Jesus (RS), onde mora, até São Joaquim, para participar das aulas presenciais. Quem lhe apresentou o curso foi o cunhado Elus Renato Boing, técnico do Senar em Santa Catarina.

Erika herdou a propriedade rural do avô e ao compreender a responsabilidade que tinha nas mãos resolveu buscar por qualificação profissional. Com o apoio da irmã, Elusca Hoffmann, que a acompanhava em todas as viagens, Érika conclui o curso com êxito. “Essa é uma conquista de toda a família. Os conhecimentos que ela adquiriu serviram para que todos nós melhorássemos em relação a atuação na propriedade. Valeu a pena, estamos orgulhosos”, afirmou Elusca.

Assim como Erika, Sérgio Luiz Ribeiro, de 60 anos, também resolveu fazer o curso após tornar-se produtor rural. Depois que se aposentou como médico, comprou uma propriedade em São Francisco Xavier. As expectativas foram ampliando e hoje o produtor possui um rebanho de 70 matrizes de ovinos. “Eu aprendi desde pequeno que estudar nunca é demais. Além disso, procuro transmitir aos meus filhos e netos que o grande investimento que podemos fazer na vida é no conhecimento. Encontrei nas aulas a satisfação das minhas expectativas para a condução de minha propriedade”, afirmou.

Cácio do Nascimento Moraes, de 46 anos, é médico veterinário, possui mestrado na área de reprodução animal e também é produtor rural no município de São José do Cerrito. Mesmo com uma formação completa quis ir em busca de mais qualificação. “O resultado foi além das expectativas, consegui me atualizar e aprender muito mais sobre a gestão da minha propriedade. Nesses dois anos tive melhoras na implantação de pastagens, tudo graças ao que aprendi no curso”, relatou.



QUALIFICAÇÃO TÉCNICA NO MEIO RURAL

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo, que também foi homenageado como paraninfo da turma, é um orgulho imenso acompanhar a conclusão da primeira turma em Santa Catarina. “Os técnicos em agronegócio saem do curso com uma visão atualizada sobre o agronegócio e muito mais conscientes da sua importância enquanto agentes de transformação no meio rural, levando novas tecnologias e visões mais empreendedoras para as propriedades.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de São Joaquim, vice-presidente da Faesc e eleito o amigo da turma, Antônio Marcos Pagani de Souza, é motivo de honra a primeira turma do curso ser formada no município. “Isso é resultado da dedicação e comprometimento. Temos certeza de que todos darão o seu máximo para contribuir na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável das propriedades rurais. O futuro do agronegócio passa pelas mãos desses técnicos”, complementou.

Também participaram da solenidade o prefeito de São Joaquim Giovane Nunes, o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Carlos Fernandes, a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional Solange Scortegagna Pagani, o patrono da turma Vicente Donini, a amiga da turma e coordenadora local do curso Dayse Beltrame Pereira e a coordenadora regional do curso Katia Zanela.

Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA Foto: DIVULGAÇÃO



Notícias Relacionadas 23:54:51 Primeiros técnicos em agronegócio formados pelo Senar/SC
16:46:26 Quase mil produtoras rurais foram capacitadas para gestão

+ Leitor Repórter - envie fotos ou notícias para o JInews
+ Clique aqui e nos siga no Twitter

COMENTÁRIOS 0 COMENTÁRIOS1 de 7


comentar notícia


+ Ver mais


Noticias

+ CAPA
+ Distrito
+ Economia
+ Educação
+ Geral
+ Política
+ Polícia
+ Segurança
+ Variedades
+ Saúde
+ Eventos
+ Esportes

Especiais

+ BR-101
+ Brasil
+ SC-444
+ Santa Catarina
Colunistas

+ Elza de Mello
+ Maso Nyetto
+ Nicole Custódio
+ Susiane Mendes
+ Vivi Maragno
+ Notas da Rô
Multimidia

+ Capa
+ Charge
JI +

+ Clicks JI
+ JI nos Bairros
Leitor Reporter

+ Leitores
+ Ultimas Notícias
+ Enviar Notícia
JI News 2011 - 2012. Todos os direitos reservados. + Política de Privacidade    + Anuncie no JI News    + Facebook    + Twitter