Variedades

Postado em 2017-02-07 16:25:09

FIESC homenageia equipes vencedoras do Desafio SENAI


Florianópolis (SC)

Os alunos e docentes das equipes vencedoras dos Desafios SENAI Challenge 2016 foram homenageados pela diretoria da FIESC, em janeiro, em Florianópolis. Lançada em 2016, a iniciativa tem o objetivo de aliar teoria e prática em cursos técnicos da instituição. Na sua primeira edição, foram realizados desafios em kart elétrico (para estudantes de mecânica), robótica móvel (para cursos de automação e mecatrônica) e soluções digitais (para alunos de cursos da área de informática).

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, afirmou que foi uma experiência muito importante do SENAI/SC “Esperamos renovar a cada ano, sempre com desafios cada vez maiores que ajudem nossos estudantes a se prepararem para o mundo do trabalho”. O empresário cumprimentou os professores e estudantes que, conforme afirmou, “se empenharam e tiveram ótima classificação”.

A equipe do SENAI Chapecó conquistou o 3º lugar no SENAI Challenge Soluções Digitais com o projeto NOX Games. A solução tem enfoque nas crianças de 5 a 12 que, por meio de jogos web de perguntas e respostas que a plataforma disponibiliza, poderão aprender mais sobre como ajudar em relação à eficiência energética e hídrica. A cada pergunta correta que a criança responde, ela é recompensada com pontos que, posteriormente, são convertidos em recursos para melhorar uma cidade fictícia que a ela é exposta ou imagens de perfil.

O professor orientador do projeto, Wagner Titon, explicou que todas as perguntas são de múltipla escolha e gerenciadas através de ambiente administrativo que apenas a equipe da solução tem acesso. O cadastro pode ser realizado apenas por algum responsável, sendo requisitado o CPF deste para validação. Além disso, a solução permite que o responsável acompanhe o desempenho da criança, sendo que a cada 500 pontos conquistados ele recebe um e-mail informativo. Os alunos envolvidos são Gabriel Vassoler e Solano Santos de Lima, do curso Técnico em Informática.





Para o diretor do SENAI Região Oeste, João Roberto Lorenzett, a iniciativa possibilita o desenvolvimento de atividades práticas, dando significado ao conteúdo teórico repassado nas aulas. “O SENAI Challenge oportuniza aos estudantes dos cursos técnicos a realização de projetos de acordo com as suas áreas de formação. O resultado conquistado por Chapecó demonstra o alto nível dos professores e alunos que, além desta, já conquistaram premiações em outras competições em nível estadual e nacional”, realçou.

O resultado do SENAI Challenge foi apresentado em uma competição, realizada em Jaraguá do Sul, em novembro de 2016. A prova de soluções digitais envolveu estudantes dos cursos técnicos em informática, informática para internet e em programação de jogos, sendo desafiados a desenvolver softwares para ambientes industriais ou residenciais, com foco em sustentabilidade.

HOMENAGENS

No Desafio SENAI Challenge Kart Elétrico foram homenageadas as equipes de São Bento do Sul (campeã), Mafra (vice) e Canoinhas (terceira colocada), que se destacaram entre os 11 times participantes. A atividade, que obteve apoio da Bosch, propôs a construção de um veículo kart tripulado com tamanho máximo de 1,5m x 2m, utilizando kit elétrico padrão composto por motor, controlador e bateria.

Alunos e professores de Joinville (1º lugar), Jaraguá do Sul (2º lugar) e Rio do Sul (3º lugar) foram reconhecidos pelas conquistas das primeiras colocações no SENAI Challenge Robótica Móvel. O desafio dos alunos foi o desenvolvimento de um robô autônomo, com tamanho padrão 40cm x 50cm e que deveria transportar uma peça em um trajeto pré-determinado, passando por obstáculos. Os robôs foram construídos em madeira ou metal e as equipes adquiriram motor e unidade de controle, além de fazer a programação. Participaram dez equipes do curso técnico em mecatrônica. A Neoyama doou componentes eletrônicos para as equipes.

O SENAI Challenge Soluções Digitais teve como vencedores equipes de Jaraguá do Sul (1º lugar), Joinville (2º lugar) e Chapecó (3º lugar). A prova propôs aos estudantes o desenvolvimento de softwares para ambientes industriais ou residenciais, com foco em sustentabilidade. As equipes apresentaram sistemas gameficados, de caráter educativo, sobre locais de recolhimento de lixo ou simuladores de consumo de água e energia elétrica. No total, foram 20 equipes das unidades do SENAI. Este desafio contou com o apoio da Acate Vertical Games & Apps.

Texto: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Foto: DIVULGAÇÃO



Notícias Relacionadas 16:25:09 FIESC homenageia equipes vencedoras do Desafio SENAI

+ Leitor Repórter - envie fotos ou notícias para o JInews
+ Clique aqui e nos siga no Twitter

COMENTÁRIOS 0 COMENTÁRIOS1 de 7


comentar notícia


+ Ver mais


Noticias

+ CAPA
+ Distrito
+ Economia
+ Educação
+ Geral
+ Política
+ Polícia
+ Segurança
+ Variedades
+ Saúde
+ Eventos
+ Esportes

Especiais

+ BR-101
+ Brasil
+ SC-444
+ Santa Catarina
Colunistas

+ Elza de Mello
+ Maso Nyetto
+ Nicole Custódio
+ Susiane Mendes
+ Vivi Maragno
+ Notas da Rô
Multimidia

+ Capa
+ Charge
JI +

+ Clicks JI
+ JI nos Bairros
Leitor Reporter

+ Leitores
+ Ultimas Notícias
+ Enviar Notícia
JI News 2011 - 2012. Todos os direitos reservados. + Política de Privacidade    + Anuncie no JI News    + Facebook    + Twitter