• Coluna de Elza de Mello - 12 de dezembro/2018

Coluna de Elza de Mello - 12 de dezembro/2018

12 Dez, 2018 14:39:19 - Colunistas

IÇARA  NOSSA TERRA NOSSA GENTE  (315)

Hoje, dia 12 de Dezembro não poderia passar em branco, já que é uma data  especial. É a data do aniversário natalício de um amigo muito especial, Padre Silvestre Junkes. Não há como esquecer o dia do aniversário de nosso primeiro Pároco da Matriz São Miguel Arcanjo, em Vila Nova – Içara.

Falar de Padre Silvestre Junkes é recolher emoções a cada parágrafo, a cada linha de uma escrita, a cada recordo de uma saudade. É estar envolto por uma via láctea de luminosos feitos realçados em obras de fé e de amor. Padre Silvestre Junkes é um guia espiritual  iluminado por seus carismas.  Caridoso sem fazer alarde, sempre serviu a quem lhe procurou. Não se negava a atender a um fiel onde estivesse. Não teve férias e nem feriados em sua rotina como vigário e pároco. A sua vocação foi sempre ladrilhada por obras e orações. Se as novas gerações fossem agradecidas a quem  aplainou os caminhos em que segue, atualmente. Se tivéssemos a cultura do agradecimento  e do reconhecimento, Padre Silvestre seria um exemplo a ser seguido.

Pois bem, meu amigo Padre Silvestre nasceu em Forquilhinha,  mas viveu a maior parte de sua vida entre nos, içarenses. Aqui plantou sua missão e enquanto a saúde lhe permitiu, administrou a Igreja que lhe coube como missão. Não foram poucas as suas obras em pedras, e maiores ainda foram suas obras espirituais. Trouxe à Igreja Católica muitos filhos e filhas, através do Sacramento do Batismo, da confirmação com o Sacramento da Crisma. Aliviou a alma de quem sofria pela passagem de sua Páscoa, através da Extrema-Unção, trouxe calma e serenidade aos pecadores através do Sacramento da Confissão. Colocou a cada fiel em condições de igualdade e fraternidade através da Comunhão da Eucaristia. Quanta obra construtiva na vida de nosso Pároco. 

E é por tantas boas obras que Deus lhe premiou com dias acrescentados. São 92 anos de vida lúcida e reflexiva de sua história de vida. Não dispensa uma leitura e sei que nossa coluna lhe proporcionou alegres leituras de fatos de nossa terra e de nossa gente.

Parabéns Padre Silvestre Junkes!! Que seus anos sejam mais acrescentados para que mais histórias possamos compartilhar. Carinhos extensivos aqueles (as) que te acompanham como verdadeira família.        

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE