• Coluna de Maso Nyetto - 15 de agosto/2018

Coluna de Maso Nyetto - 15 de agosto/2018

15 Ago, 2018 15:01:41 - Colunistas

“O partido Novo é contra o uso de dinheiro do fundo partidário ou do fundo eleitoral. Acreditamos que essa verba seria melhor se destinada aos interesses da sociedade, e não dos políticos”.  Advogado Luiz Baldin (Novo), natural de Criciúma (SC), que é candidato a deputado federal nas eleições de 2018.

Na última semana a maioria dos vereadores de Içara (SC)

aprovaram as contas do exercício de 2016 do prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB), contrariando a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que é a favor da rejeição  ao apontar para vícios insanáveis e sugeriu ao Legislativo Municipal que mantivesse essa posição. Contudo, 11 vereadores dos 15 decidiram aprovar as contas. Um da base do prefeito foi contrário.

A relatora do processo foi a vereadora Edna Bnedet da Silva (PC do B), que deu parecer favorável a aprovação. Na sessão da segunda-feira (13/8) a vereadora Sílvia Mendes (PP) criticou a colega e também os demais vereadores que votaram a favor.

“O prefeito veio aqui dar um discurso bonito mas ele também não explicou porque investiu menos na educação, por que em 2004 era investido na educação 26.74, no mandato dele foi investido 20.2, não teve nenhum acréscimo na educação. E falar das precatórios, as precatórias já vem passando e rodando aqui desde 2013, então não adianta vim aqui botar desculpas. Vem aqui querer mostrar uma coisa que ele nem sabe aonde está esse erro todo. Isso me deixa um pouco decepcionada eu acho muito feio vir aqui colocar também a culpa no Tribunal de Contas de Santa Catarina, muito feio mesmo. Me deixa um pouco envergonhada e triste saber que nós temos aqui, na nossa casa, uma vereadora, que relatou essas contas, uma servidora de carreira, professora e advogada. Isso me deixa decepcionada, por que nós mulheres temos que ter garra, força e batalhar contra coisas que a gente vê de errado, me deixa decepcionada isso, ver uma mulher votar em uma aprovação de contas de R$ 15 milhões, e ainda ser a relatora. E dizer que o Tribunal de Contas está errado, me deixa injuriada, me deixa triste”, finaliza Sílvia.

Por sua vez, Edna disse que não é uma questão de tristeza ou de alegria, quando se faz um relatório de um projeto, pelo regimento desta casa, quando você é designada a relatora de um projeto tem que no minimo estudar e da um parecer com segurança do que você está fazendo. “Com todo respeito a vereadora Silvia, para dizer que não é uma questão de tristeza ou alegria, ao contrário dela que foi relatora de um projeto, e que na hora de votar disse que desconhecia o projeto. Eu li muito bem o projeto, porque pelo regimento da casa como relatora, eu tenho que estudar o projeto e qualquer um vereador quando é nomeado relator do projeto, tem que estudar, analisar o projeto, para emitir o parecer, eu fiquei com esse relatório, desse parecer do Tribunal de Contas mais de 30 dias. E quem leu o meu relatório que tem aproximadamente 15 páginas, pode analisar o que eu coloquei, eu gostaria de que as pessoas lessem o parecer do Tribunal de Contas , porque realmente o parecer era complexo, tinha várias páginas, mas ficou disponível nesta casa muito tempo, qualquer vereador poderia tirar cópia do parecer ou pegar pela internet, ler e estudar e dar o seu parecer. Agora eu gostaria que algumas pessoas que fizeram o uso da palavra, explicasse o que é deficit orçamentário financeiro, porque lá no meu relatório eu expliquei. Eu gostaria que as pessoas explicassem o que diz o artigo 42 da lei de responsabilidade fiscal, e qual a implicância do artigo 42 da lei de responsabilidade fiscal e se o Tribunal de Contas de Santa Catarina, utilizou o  artigo 42 da lei de responsabilidade fiscal para emitir o seu parecer, que não utilizou, por isso que eu uso o parecer de contas do estado do Paraná (...) e eu tenho a maior tranquilidade porque nenhum relatório de que eu emito, dos pareceres de que eu sou designada como relatora, nenhum eu faço sem ler e sem estudar, nenhum projeto que eu sou designada como relatora eu deixo de estudar  digo mais tenho a liberdade de dizer que tem projeto nesta casa que veio do prefeito municipal e que eu votei contra porque eu achei que deveria votar contra, assim como.. (Silvia Mendes interrompe a fala). Vereadora me respeite, faça o favor, me respeite”.

Edna afirmou que foi uma discussão de ideias de forma democrática o único entrave que houve foi quando ela interferiu fala e pediu mais respeito. “Sempre respeitei a vereadora, pois vivemos em um país democrático e cada um defende suas ideias, mas sempre com respeito mútuo”

Frase
“Somos bastantes amigos, o problema não é ele. Também sou amigo do Geraldo Alckmin. O problema é o PT. O PT é muito fortemente responsável pelo momento que estamos vivendo. Não foi o PT que escolheu o Michel Temer?”. (Candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) que é contra a participação de Fernando Haddad (PT) como substituto de Lula nos debates).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - Tramita na Câmara de Vereadores de Criciúma (SC) o Projeto de Resolução que vai alterar horário das sessões ordinárias. A proposta, que vai gerar mais economia aos cofres públicos, é para as 17h, nas segundas e terças-feiras. O projeto é de autoria da Mesa Diretora do Legislativo.

Florianópolis (SC) - O compromisso do candidato ao governo do MDB/SC, Mauro Mariani, em manter e expandir a parceria com os hospitais filantrópicos de Santa Catarina, durante os próximos quatro anos foi reafirmado pelo senador Dário Berger, nesta segunda (13), na Capital. 

Criciúma (SC) - A professora Cristiane Dias, escolhida em 13 de julho entre os dez vencedores da 21ª edição do Prêmio Educador Nota 10 – 2018, considerado o mais importante prêmio da Educação Básica do Brasil, foi a homenageada com Moção de Aplausos na sessão da Câmara de Criciúma (SC).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE