• Data de comemorar o Hino Nacional é no Dia 13 de abril com Elza de Mello Fernandes

Data de comemorar o Hino Nacional é no Dia 13 de abril com Elza de Mello Fernandes

11 Abr, 2021 18:36:22 - Artigo

Içara (SC)

Conhecer nossos símbolos nacionais, como nação brasileira, faz parte de nossa formação de amor e de civismo pela nossa Pátria. E deveria ser obrigatório a todos os brasileiros esses conhecimentos em sua educação formal. Não digo em sua formação familiar por ser o Brasil um País multiétnico. E por essa mistura de etnias podíamos ver os valores enraizados Nanbase familiar e a relutância por outros valores da nova terra. Razão para a obrigatoriedade das escolas disseminarem essa função – Conhecer os Símbolos Nacionais, entre eles o Hino Nacional Brasileiro. E, sobretudo cantar o Hino que representa a Nação Brasileira.

Em 13 de abril celebra-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro, nos aponta o calendário. Foi no dia 13 de abril de 1831 que o Hino Nacional foi tocado pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de abril de 1831, o hino considerado “nacional” era aquele composto por Dom Pedro I, logo após a Independência, em 1822, que hoje é intitulado o Hino da Independência.

A música do Hino Nacional, isto é, a sua parte instrumental, foi composta pelo maestro Francisco Manuel da Silva (1795-1865), então membro da Imperial Academia de Música. Esse maestro era profundamente ligado ao movimento de oposição ao reinado de D. Pedro I, bem como à influência que muitos portugueses que viviam no Brasil exerciam sobre o Império. Quando, em 7 de abril de 1831, motivado por pressões políticas diversas, D. Pedro I abdicou do trono em favor de seu filho, D. Pedro II, aqueles que eram contrários ao seu regime festejaram enormemente o ocorrido. O maestro Francisco era um deles.

Francisco, assim como muitos outros brasileiros do período, acreditava que o governo do futuro imperador, o menino Pedro de Alcântara, nascido no Brasil (e não lusitano, como o pai), seriam opções melhores para a nação. Empenhou-se então o maestro na composição do Hino que iria marcar para sempre o dia histórico para a atmosfera política do Império do Brasil. E então, um poeta da época, Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, escreveu um poema que foi quase que imediatamente acrescentado à música de Francisco.

Na letra de Ovídio, era possível perceber o tom antilusitano e a esperança na Regência do futuro imperador brasileiro. Assim sendo, a música de Francisco e a letra de Saraiva foram executadas pela primeira vez em 13 de abril daquele mesmo ano, no Teatro São Pedro de Alcântara, que ficou conhecido também como Teatro Constitucional, localizado na praça Tiradentes, na cidade do Rio de Janeiro. E ficou sendo um dos Símbolos Nacionais.

Ultimamente ouço muita relutância em cantar o Hino Nacional e muitas críticas sobre a demonstração de civismo brasileiro. Os jovens apresentam relutância a perpetuação de valores e os professores questionam a Escola por acharem que cantar o Hino Nacional Brasileiro não faz parte do Currículo. E por haver tantos questionamentos a conhecer e cantar o Hino Nacional Brasileiro, poucas pessoas acabam aprendendo e poucos professores usam o seu poema para uma reflexão pedagógica. Um desperdício. Vejo muitos professores usando músicas com poema cheio de palavrões e gírias até mesmo em eventos cívicos e sem o compromisso de nossos hinos que retratam nossa Nação e nossa Pátria. E assim vão se perdendo os valores.

Já ouvi alegação de professores dizendo que as palavras do Hino Nacional Brasileiro são muito rebuscadas, e não fazem parte do vocabulário do aluno. Então creio que é mais uma razão para trabalhar o Hino Nacional como expressão e comunicação. Nossos alunos precisam urgentemente melhorar o vocabulário. A linguagem chula e a internetês está transformando o registro da escrita em frases monossilábicas e muitas vezes, abreviadas em consoantes. Isso é alarmante para a escola e sua função educativa.

Conhecer o Hino Nacional Brasileiro deve ser um objetivo muito presente na Educação Brasileira, além de outras instituições onde deve prevalecer o amor a nossa Terra e o compromisso de Nossa Gente.

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE