Que tal uma minestra?

12 Abr, 2019 15:25:19 - Artigo

Nada se cria, tudo se transforma. A frase é de Lavoisier e está ligada a ciência, mas também pode ser relacionada a gastronomia. Se falarmos de comida, é claro que temos pratos clássicos, criados há muito tempo, mas as variações e reinvenções desses pratos resultaram em um universo riquíssimo e curiosíssimo.

É possível também vermos o mesmo prato mudando, de acordo com a região que é feito. Isso se deve aos ingredientes serem diferentes, pelas condições de cultivo, mas também pela cultura, que enraíza de diferentes formas. E hoje, gostaria de falar sobre a Minestra, um prato muito típico em cidades catarinenses de colonização italiana.

A minestra é considerada uma sopa e alguns estudiosos relatam que ela nasceu na Itália, com a evolução da zuppa, que era um caldo de poucos ingredientes, servido, geralmente por cima de pães, em tempos difíceis.

Com a zuppa ganhando evidência, passou-se a utilizar mais ingredientes em seu preparo, como muitos legumes e o feijão. Foi então que surgiu o minestrone, que popularizou-se pelo mundo e no Brasil, se tornou a famosa minestra.

Aqui, por exemplo ela pode ser feita de massas e de arroz, as mais clássicas, mas em algumas cozinhas varia, com cores mais claras, uso do feijão branco e muito mais legumes. É um prato versátil, que pode ser feito com legumes de época, mudando com o passar das estações. Pode ganhar versões vegetarianas e também incorporar a carne. O Bacon, por exemplo, vai muito bem em uma minestra. Mas cá entre nós, o bacon vai bem em tudo. (risos)

RECEITA DE MINESTRA

4 xícaras de feijão cozido
3 xícaras de água
1 maço de cebolinha verde
1 maço de salsinha
pimenta e cominho a gosto
sal a gosto
(macarrão ou arroz) o quanto baste
1 caldo de carne

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o feijão e a água. Em uma panela coloque a mistura de batida e os temperos verdes picados. Em seguida, coloque os demais temperos e o caldo de carne. Deixe ferver e junte o macarrão ou o arroz até que cozinhe. Os melhores acompanhamentos para a minestra são o queijo e um salame colonial. Bom apetite!

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal