• Governo alerta sobre a importância de atualizar cadastro do Cartão SUS em Criciúma (SC)

Governo alerta sobre a importância de atualizar cadastro do Cartão SUS em Criciúma (SC)

26 Fev, 2024 16:49:39 - Saúde

Criciúma (SC)

Em Criciúma (SC), no ano de 2023, cerca de 24 mil pessoas não puderam ser localizadas devido a inconsistências em seus cadastros registrados no Cartão Nacional de Saúde (CNS), mais conhecido como Cartão SUS. Diante dessa situação, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta os moradores sobre a importância de manter os dados atualizados no sistema, pois é por meio dele que ocorre o contato com os pacientes para a realização de exames, consultas e cirurgias. A atualização cadastral deve ser feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) correspondente à residência do morador, fornecendo informações básicas como endereço e telefone.

O secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, explica que para garantir um bom fluxo de comunicação entre os pacientes e a Secretaria Municipal de Saúde, é essencial que o cadastro seja atualizado. “Através dessa atualização, temos acesso aos dados fundamentais dos pacientes, facilitando o agendamento e o acompanhamento dos serviços de saúde”, pontua. “Ao comparecer a UBS, o paciente deve fornecer as informações corretas e atualizadas, garantindo que qualquer informação relevante seja repassada de maneira apropriada”, completa.

Contato com os pacientes

Segundo a gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Salib, dificuldades para acionar os usuários podem resultar em prejuízos às pessoas. “Quando não o encontramos por conta de um número de telefone errado, não conseguimos dar a devolutiva do SUS. São resultados de exames, marcação de consultas, cirurgias, esquemas vacinais e outros procedimentos importantes. Ele acaba ficando fora do sistema, precisando ser reinserido depois”, explica.

O coordenador do setor de Cirurgias Eletivas da Secretaria Municipal de Saúde, Claudenir Leôncio Alexandre, esclarece que a prefeitura utiliza todos os meios para falar com os pacientes, inclusive o WhatsApp. Em alguns casos, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) são acionados para auxiliar na tarefa. “Solicitamos que os pacientes, sempre que fizerem troca de moradia, troca de celular ou número fixo de contato, que procurem sua unidade de saúde para regularizar o seu cadastro. É algo essencial”, destaca.

Central de Regulação

Um levantamento realizado pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde aponta que, em 2023, aproximadamente 24 mil pessoas tiveram faltas devido à incapacidade da rede em encontrar contatos atualizados dos pacientes. “Observou-se que essas ausências foram causadas, muitas vezes, pela lacuna ou desatualização do cadastro do paciente. Aqueles que têm consultas, exames ou cirurgias marcadas, são informados sobre seus agendamentos, na maioria das vezes, por telefone”, diz a gerente da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane Zanon.

UBSs

Criciúma conta com 48 UBSs, sendo que, sete delas fazem parte do Saúde na Hora, que são unidades que atendem com horário diferenciado, das 7h às 19h, nos seguintes bairros: Quarta Linha, Pinheirinho, Rio Maina/Wosocris, Santa Luzia, São Defende, São Sebastião e Santa Bárbara.

Além disso, a cidade possui extensões: duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h, localizadas no bairro Próspera e no distrito do Rio Maina, e o Santo Agostinho Complexo de Saúde, situado no bairro Vila Isabel, além do Centro de Vigilância em Saúde, implantado no bairro Santa Augusta.

Sobre a atualização do cadastro no SUS

Nos casos em que a pessoa não puder comparecer presencialmente por questão de saúde que impeça a locomoção até os locais para a atualização do cadastro, um familiar poderá fazê-lo, munido dos documentos originais do paciente (RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência).

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal